*O TERERE FAZ PARTE DO DIA A DIA DOS PARAGUAIOS, REPORTAGEM DE NEY WELITON DIRETO DE ASSUNCIÓN PARA O ALÔ XAVANTINA* VIDEO

0

A história do tereré é marcada por diversas versões, mas a palavra tem origem na língua guarani e a bebida é considerada um patrimônio cultural da humanidade: 
 
 Guerra do Chaco
  • Uma das versões mais aceitas é que o tereré tenha sido inventado durante a Guerra do Chaco (1932-1935). As tropas paraguaias começaram a beber a erva-mate com água fria para não acender fogueiras que denunciassem a sua posição. 

     
     
  • Povos indígenas

    Outra versão é que o tereré tenha sido inventado pelos índios guarani, que viviam nas regiões do Paraguai, Argentina e Mato Grosso do Sul. Eles usavam a erva-mate para melhorar o sabor da água dos rios. 

     
     
  • Escravos mensú

    Há também a versão de que a erva-mate era bebida fria por escravos mensú, que colhiam a erva-mate nessas regiões, para evitar serem torturados. 

     
     
  • Palavra guarani
    A palavra “tereré” vem do guarani e significa o som que a guampa faz quando a bebida está acabando. 

     

    Você sabia que o Terere é uma bebida típica do Paraguay?
    O terere, faz parte do dia a dia desta população.
    Confira a reportagem Internacional de Ney Weliton para o portal de Notícias alo Xavantina, direto de Assunción.
     
     O tereré é uma manifestação cultural que transcende o ato de beber a bebida. Em rodas de tereré, é comum compartilhar músicas, poesias e danças típicas. O tereré é um símbolo de resistência e identidade cultural, e foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO. 
COMPARTILHAR