A OAB Nacional recebeu, nesta segunda-feira (17/4), estudantes do 7º semestre do curso de Direito da Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT), campus de Água Boa e Nova Xavantina para visita às instalações do Museu Histórico, do Centro Cultural Evandro Lins e Silva e da sede da entidade.
Eles foram acompanhados pelo presidente da Comissão Especial de Cultura e Arte, Flávio José Ferreira, e pela presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso.
Ao lado do professor Antônio Leonardo Amorim, os alunos foram recepcionados pela presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso. “A OAB é uma das mais respeitadas instituições civis do país, é uma instituição que tem força e respeitabilidade, da qual me orgulho muito. E espero que todos vocês também tenham essa mesma vontade de defender a profissão e a instituição da qual logo estarão fazendo parte. Essa visitação é extremamente importante para que vocês saibam e conheçam a história da advocacia brasileira, que é riquíssima”, disse a presidente da OAB-MT.
O conselheiro federal e presidente da Comissão Especial de Cultura e Arte, Flávio José Ferreira, ressaltou que “é bastante considerável esse comprometimento da juventude em conhecer a história e querer saber o quanto a Ordem é importante para o nosso país”. A comissão também tem a proposta de levar a história da Ordem e do Judiciário para as demais seccionais, para que o público tenha acesso a esse conhecimento. “Estamos visitando os museus do STF e da OAB para que possamos levar e apresentar aos demais não só a história do nosso Judiciário, mas também sobre os direitos humanos. A OAB também vem sendo protagonista (neste tema)”, concluiu.
Os futuros bacharéis gostaram de conhecer a história da Ordem. Para o estudante Francisco Genival Martins Fontenele, “estar aqui é extremamente marcante, pois esperamos que o passo a passo que vamos seguir vai nos trazer até aqui, como conselheiros e conselheiras federais, a partir do momento em que colocamos nossos pés aqui”, disse.
Carmelita Martins, acadêmica da Unemat Nova Xavantina disse que esta sendo uma experiencia única de muito aprendizado e conhecimento.
Atualmente, o Museu é parte integrante do roteiro de turismo cívico da capital, sendo visitado principalmente pela advocacia e por estudantes de cursos jurídicos de todo o país.
A programação que teve inicio no dia 16/04, segue até dia 20/04, quando os acadêmicos de direito retornam para Nova Xavantina e Agua Boa no Mato Grosso.
16/04/2023 – 06:00 – Saída de Água Boa/MT no Polo da UAB sentido Brasília/DF, com parada em Nova Xavantina -Unemat