Obra de revitalização planejada para ser inaugurada no último dia de sua administração, o agora ex-prefeito de Nova Xavantina, João Batista Vaz da Silva, o Cebola, realizou na boca da noite do último dia 31, a cerimônia de inauguração da bela Praça Hermés Jefferson de Souza. Hermés (in memorian), é ex-morador de NX e filho do casal fundador da Sociedade Brasileira de Eubiose, Professor Henrique José de Souza e sua esposa, Dona Helena Jefferson de Souza.
No ato solene, simples e marcante, estiveram presentes, além do prefeito Cebola, Secretários e colaboradores; os dois filhos de Hermés, Ariel Ricco Jefferson de Souza e Alina Ricco Jefferson de Souza, que moraram em NX durante a infância, hoje residentes em Brasília, e vieram especialmente para o ato; o ex-prefeito Gercino Caetano Rosa -parceiro da SBE em todas as suas atividades; o atual prefeito João Bang e Secretários; amigos e Pioneiros da Expedição Roncador Xingú, como os Pioneiros Hélio Milhomem e Adão Gomes, também homenageado no evento.
EUBIOSE
O nome da praça segue a determinação da Lei Municipal nº 597 sancionada em 11 de novembro de 1994, assinada pelo ex-prefeito Sebastião Carlos Toledo, atendendo à Indicação do então vereador João Bosco Nascimento -um dos pioneiros símbolo da cidade.
Em sua justificativa, o vereador homenageia a Instituição que desde 1976, quando foi inaugurado um dos seus três únicos Templos em NX -os outros dois são em São Lourenço-MG e na Ilha de Itaparica-BA- divulga a cidade para o Brasil e o mundo, fomenta o turismo local e regional atraindo recursos e investimentos, e participa diuturnamente do processo cultural, artístico e educacional do município e região.
“Temos que reconhecer o legado da Eubiose em nossa cidade e região” disse Cebola, momentos antes de descerrar a placa contendo o nome da praça.
SR. ADÃO
Outra placa, descerrada em seguida, homenageou outro importante segmento social de NX, os Pioneiros, na pessoa do Sr. Adão Gomes.
Desde quando foi criado, o referido espaço público passou a ser usado para instalação de circos itinerantes, como o Peteleco, e após isso, o local ficou esquecido num ponto cego da geografia urbana, quando o Sr. Adão, morador ao lado, plantou dezenas de árvores frutíferas, todas nativas, que deram nova vida ao logradouro, tornando-o assombreado e aprazível, ideal para a construção de uma praça, o que agora foi feito.
O projeto, de autoria pessoal do prefeito, segue essa característica, mantendo a copa das árvores para não fazer incidir o sol nos seus passeios e inúmeros bancos de madeira de lei envernizados distribuidos ao longo da praça, ideal para se passar momentos agradáveis, saudáveis e prazeirosos, frescos e iluminados, com internet livre.
“Já vou nomear desde já o Sr. Adão Gomes o Gerente da Praça” disse Cebola. Ariel Ricco, filho de Hermés, que falou em nome da família, agradeceu ao Pioneiro pelo trabalho, e humildemente fez a mesma solicitação, que a vigilância continuasse.
“Agora tem que vigiar, para evitar que vândalos destruam esta beleza” disse extasiada uma moradora presente.