*Foi realizado no dia 11/07, no CCI, o encerramento das atividades do primeiro grupo de gestantes, “Doce Espera”*.

0

Foi realizado no dia 11/07, no CCI, o encerramento das atividades do primeiro grupo de gestantes, “Doce Espera”.

Projeto coordenado pela Gerência de Projetos Sociais por meio da Secretaria de Assistência Social, desenvolvido pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Xavantina/MT. A iniciativa visa orientar gestantes em situação de vulnerabilidade social a respeito de diversos assuntos referentes à maternidade.

Durante os encontros foram tratados temas relacionados aos aspectos físicos, emocionais e sociais da gravidez, a importância do acompanhamento de pré-natal; direitos das gestantes, puérperas e programas socioassistenciais; mudanças físicas e emocionais; comorbidades gestacionais; alterações hormonais; vacinas; aleitamento materno; saúde bucal; cuidados com o recém-nascido; alimentação da gestante, e planejamento familiar, além de outras questões de escolha das participantes.

O projeto teve início no mês de maio do corrente ano. Ofertamos para as participantes, hidroginástica com a fisioterapeuta Olívia Serpa, e Aula de Yoga com a professora Marina Lima (Especialista em Yoga para Gestantes). Contamos com o apoio de profissionais da área da saúde (ginecologista; enfermeira; pediatra; fonoaudióloga; odontóloga; nutricionista e psicóloga).

O grupo se fortaleceu como um espaço de promoção à saúde, favorecendo o autoconhecimento, autonomia, além do estímulo à humanização do cuidado, através de um ambiente acolhedor, educativo e interdisciplinar, proporcionando a troca de experiência e saberes entre gestantes, equipe técnica e profissionais da saúde sobre gestação, parto e nascimento. 

No último domingo, dia 10/07, as gestantes foram presenteadas pela equipe do Espaço Leya Nardes, com maquiagens e uma tarde com um lindo ensaio fotográfico ofertado pela profissional Kascielle Amorim. Na cerimônia de encerramento, as gestantes receberam kits com itens organizadores de higiene para os bebês; banheira; fraldas; mantas; kit mamadeira, além de brindes.

Os encontros ocorreram presencialmente, todas as segundas e terças-feiras, nas dependências do CRAS, e teve a duração de 11 semanas, totalizando 21 encontros. Apesar dos desafios, passamos por algumas adaptações, e finalizamos as atividades com muito aprendizado, compartilhamento, trocas e de criação de vínculo com a comunidade.

Agradecemos especialmente as mulheres que ajudaram a fazer história. Novas famílias se formando, e a importância da rede de apoio que o grupo de gestantes forma. 
Seguimos juntos!

 

COMPARTILHAR