João Machado Neto, conhecido por João Bang, 48 anos de idade, casado com Fernanda Rios Mariano, pai de 3 filhos, entrou na politica municipal estilo “mineirinho”, “comendo pelas beiradas”, se candidatando a vereador em 2016 sendo eleito com 292 votos, o menos votado entre os eleitos daquele ano.
Bom de articulação, durante os dias que se sucederam após o resultado das eleiçoes em outubro daquele ano até o dia 1° de janeiro de 2017, foi conversando com os vereadores eleitos e afirmando que gostaria de ser o presidente da camara municipal e que estava pronto para desempenhar tal função, conseguiu os votos necessários e foi eleito presidente, ou seja, O MENOS VOTADO SE TORNOU O PRESIDENTE DA CAMARA MOSTRANDO QUE SEU JEITO DE FAZER POLITICA ERA DIFERENTE.
BANG, como presidente da camara foi destaque em todo Mato Grosso e no Brasil, devolvendo aos cofres públicos no final de cada ano recursos financeiros para o prefeito da epóca (O cebola) investir na saúde do municipio beneficiando assim toda a comunidade.
Querendo ir mais longe, no final do mandato de vereador, se posicionou firmemente e entrou na disputa pelo cargo de prefeito de Nova Xavantina enfrentando nas urnas nas eleiçoes de 2020 dois adversários, a ex- primeira dama Vanuza Pazetto que obteve 4.354 votos e o empresário Sávio Carvalho que obteve 1.312 votos, Bang sagrou-se vencedor com 5.205 votos.
Exercendo um mandato diferenciado como prefeito, investindo em todos os setores da estrutura administrativa, dando autonomia para os secretários trabalharem, valorizando a importância dos servidores na gestão pública municipal, envolvendo a câmara de vereadores na busca de recursos para as obras estruturantes que o municipio precisa, atendendo o povo que o procura no gabinete ou em baixo de um pé de manga em frente a prefeitura sempre com humildade, gentileza, acolhimento e vontade de resolver seja qual for a demanda, não deixando ninguém sem resposta, Bang foi ganhando força popular, admiração e se fortalecendo cada dia mais durante o mandato pelos investimentos que fez na saúde pública de Nova Xavantina, sendo destaque em toda a região do Vale do Araguaia e no estado de Mato Grosso se tornando conhecido como o PREFEITO DA SAÚDE.
Na eleição deste último dia 06 de outubro, a consagração de HOMEM FORTE NA POLITICA DE NOVA XAVANTINA veio quando enfrentou nas urnas o ex-prefeito por 2 mandatos João Batista Vaz da Silva, (Cebola) dando uma “surra de votos” no adversário que obteve 3.131 votos (27,12%) enquanto João Bang obteve 8.414 votos, (72, 88%), uma diferença larga de mais de 5.283 votos de frente.
Alguns pontos endossam e confirmam porque João Bang hoje é a MAIOR LIDERANÇA POLITICA DE NOVA XAVANTINA:
Bang, enfrentou NÃO FOI SOMENTE o ex-prefeito Cebola, filiado no Partido Liberal – PL, enfrentou o ex-presidente BOLSONARO que gravou um video abraçado e sorrindo com o Cebola pedindo os eleitores de Nova Xavantina para votar no candidato do PL 22.
Bang, enfrentou o senador EDUARDO BOLSONARO, o filho 01 do BOLSONARO, que fez questão de vir a Nova Xavantina onde participou de uma carreata e uma reunião no sindicato rural fazendo um discurso elouquente para tentar fortalecer o candidato Cebola.
Bang, enfrentou o senador WELLYNGTON FAGUNDES, braço direito do BOLSONARO em Mato Grosso, que declarou apoio e pediu voto para o Cebola.
Bang, enfrentou o ex-prefeito por dois mandatos GERCINO CAETANO ROSA, respeitado e amado pela população por ser um homem humilde, inteligente de coração bom e por ter sido um dos melhores prefeitos que Nova Xavantina já teve.
Bang, enfrentou o ex-prefeito JOÃO BOSCO DO NASCIMENTO, o BOSQUINHO que foi “nomeado” para o cargo de prefeito substituto ainda quando Nova Xavantina era distrito de Barra do Garças, na eleição deste ano, BOSQUINHO estava como vice-prefeito na chapa do Cebola e ambos foram “fritados” pela força popular.
Bang, enfrentou também o ex-prefeito de Nova Xavantina SEBASTIÃO CARLOS TOLEDO, hoje advogado conceituado em toda região, amigo pessoal do Cebola e que teve participação direta na campanha como advogado e como conselheiro, usando toda a sua experiência.
Bang, enfrentou a ex-primeira dama de Nova Xavantina, VANUZA PAZETTO, que é filha do Bosquinho (candidato a vice do Cebola), detentora de uma boa votação para prefeita quando enfrentou o Bang em 2020, mostrando que os “PAZETTOS” são bons de votos, na reta final da campanha gravou um video falando com a população que mesmo NÃO apoiando nem Bang nem Cebola iria votar no Pai dela.
Bang, ainda enfrentou alguns dos “GRANDES” do agronegócio no municipio, destacando o empresário e produtor rural ENDRIGO DALCIN, ex-presidente da APROSOJA MT, uma das instituiçoes mais respeitadas do País.
Foi uma luta digna para entrar para os anais da história politica de Nova Xavantina para que no futuro os mais jovens saibam deste momento marcante da democracia mostrando que o voto do RICO E DO POBRE NA URNA tem o mesmo PESO, que QUANDO O POVO QUER O POVO PODE, que o PODER EMANA DO POVO, que NADA SUPERA A FORÇA DO TRABALHO.
Finalizando, não precisa ser nenhum cientista politico para entender que o futuro politico do municipio de Nova Xavantina de agora em diante obrigatoriamente PASSA PELO CRIVO do prefeito João Bang.
Reportagem: Ney Weliton