Aos 71 anos, faleceu no início da noite desta terça feira, 21, em Nova Xavantina, por problemas de coração, o Sr. Dirson Wheis, músico e produtor pioneiro do ramo das hortaliças em Nova Xavantina.
Os filhos Alison e Marla noticiaram a morte do pai, em suas páginas do facebook. “O gigante tombou mas sempre estará conosco” escreveu Marla, completando: “O coração não resistiu”.
Sr. Dirson era gaúcho da cidade de Ibirubá-RS, deixa esposa Dona Vidamira e os filhos Alisson, Marla e Mediane. O velório será à partir das 19.30 horas, na Casa Mortuária, informou Marla.
HISTÓRIA
Pioneiro do ramo das hortaliças de grande produção caseira, que abastecia a cidade, Sr. Dirson fez história em Nova Xavantina, quando no início dos anos 80 introduziu a prática do plantio “natural” de legumes e folhas, usando nutrientes e fertilizantes naturais, sem utilizar adubos químicos ou defensivos.
Prática revolucionária e futurista para a época, na verdade, a primeira manifestação concreta de consciência ecológica e ambiental no município, sua propriedade, na estrada do Murtinho, era uma espécie de escola modelo, que chamava a atenção de todos e ensinava jovens que queriam aprender as técnicas do plantio natural, então a grande novidade na produção de alimentos de forma caseira e artesanal.
Sr. Dirson também era músico excepcional, tocando com maestria instrumentos como a sanfona, teclados e violão, música profissional que era, tendo regido por muito tempo o coral de sua Igreja, a Lutherana, e também chegou a ser contratado pela UNEMAT para reger o coral do Campus de NX.
Ezio Garcia