Empresa responsável pelo asfalto do Bairro Santa Ana ainda não entregou o serviço e já foi notificada pela a prefeitura para resolver problemas na obra

0

Sobre o asfalto do Bairro Sant’ana no Setor Nova Brasília, o site Alô Xavantina, com Ney Weliton foi buscar a verdade real dos fatos para saber sobre o que ocasionou buracos em alguns pontos na camada asfáltica.
 
Segundo o engenheiro da Prefeitura, Dr. Thiago Caetano, a obra foi executada por uma empresa terceirizada e que a pavimentação em si foi projetada para ser feita em tratamento de superficial duplo, ou seja, duas camadas de brita.
 
Assegura o engenheiro que a afirmação da reportagem do site “O Roncador”, veiculada pela na mídia no último dia 24/03/2021 de que é um “ASFALTO CASCA DE OVO” é politicagem e incabível, pois, o que dá resistência na pavimentação não é a capa, mas a sub-base e base para o pavimento.
 
O site “Alô Xavantina” apurou que nas cidades do Brasil inteiro, os asfaltos feitos nos Bairros, são em sua grande maioria de tratamento superficial duplo, (TSD-asfalto frio), sendo capaz de resistir esforços causados pelo trafego local.
 
“O asfalto com capa grossa que é visto nas rodovias estaduais e federais e nos grandes centros urbanos é outro tipo de pavimentação feito especialmente para suportar tráfegos pesados por grandes veículos, o chamado CBUQ (asfalto quente).
 
O site Alô Xavantina ouviu o engenheiro da prefeitura de Nova Xavantina, que informou que as danificações ocorridas em alguns pontos do asfalto no Bairro Sant’ana podem ter surgido em razão de obras de construção de rede esgotamento sanitário anteriormente realizada nestes mesmos locais, onde foram abertas valas muito profundas.
 
“O Prefeito Cebola, em toda sua gestão sempre exigia da empresa SETAE, que é a responsável pelos serviços de água e esgoto na cidade que, antes dele começar o asfalto em qualquer rua, que fosse colocada a rede de esgoto, para não ter que depois quebrar o asfalto para fazer esse serviço”.
 
E afirma o engenheiro: “Essas valas, depois de passado a rede de esgoto, foram tampadas e compactadas, porém, devido a grande profundidade em alguns lugares do bairro, a compactação cedeu, o que é possível é perfeitamente normal em qualquer obras de engenharia”.
Em contato com a empresa SETAE esta confirmou que foi feito a obra de rede de esgoto no local e que os problemas que surgiram já estão sendo corrigidos, aproveitando a estiagem de momento.
 
Nossa reportagem esteve ontem à tarde no local e constatou que trabalhadores já estavam no local preparando a base para corrigir a base e refazer a Capa asfáltica.
O site alô Xavantina apurou também que as obras de sub-base, base, capa asfáltica, meio fio, sarjetas e calças (em algumas ruas) está sendo executada com recursos de dois convênios, oriundos de recursos que o ex-prefeito *CEBOLA* à época trouxe de Brasília: um na ordem de 512.485,57 e outro de 393.220,77, que totalizaram o valor de 905.706,34.
 
Segundo informações obtidas na Prefeitura, até o momento foram pagos deste valor 408.597,31. A parte da pavimentação ainda tem saldo a ser pago, que cobre, com sobras o valor dos reparos a serem feitos, o restante do recurso está em conta, ou seja, o ex-prefeito também não deixado como dívida como foi citado no site.
 
O que foi constatado após tudo que apuramos sobre a situação no Bairro Sant’ana é que é injusto culpar a gestão do ex-prefeito Cebola com afirmações injuriosas e até mesmo caluniosas, vez que a obra ainda não está concluída e se quer foi entregue ao município, cabendo a empresa arcar com os problemas e resolvê-los.
 
Nossa reportagem procurou o ex-prefeito *CEBOLA*, que disse: “Só respondo se quando quem me acusa tenha o mínimo de credibilidade perante a comunidade, se não tem, não perco meu tempo, *NEM RESPONDO*, ignoro!, disse o Ex-prefeito.
 
Reportagem Ney Weliton
 

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here